domingo, 1 de abril de 2012

Dia da Mentira ou Dia do Bobo!!! - 1º de Abril!!!







1º De Abril - Dia da Mentira!!!

O hábito de brincar com essa data é universal e vem sendo difundido há séculos. A origem das brincadeiras com esse dia é desconhecida, mas existe uma versão de que começou no século 16, com a mudança para o calendário gregoriano, que trocou a comemoração do Ano Novo para 1º de janeiro (antes comemorado entre 25 de março e 1º de abril, o primeiro dia da primavera na Europa). Naquela época, as notícias demoravam muito para chegar às pessoas, fato que atrapalhou a adoção da mudança da data por todos.
Algumas pessoas, as mais tradicionais e menos flexíveis, não gostaram da mudança no calendário e continuaram fazer tal comemoração na data antiga. Isso virou motivo de chacota e gozação, por parte das pessoas que concordaram com a adoção da nova data, e passaram a fazer brincadeiras com os radicais, enviando-lhes presentes estranhos ou convites de festas que não existiam.
Na Inglaterra, quem "cai em 1º de abril" é chamado de noodle (pateta).Na França, de "Poisson d'avril (peixe de abril); na Escócia, de april gowk (tolo de abril); nos Estados Unidos, de april fool (bobo de abril)  e na Itália esse dia é conhecido como “pesce d’aprile”, ambos significando peixe de abril.


No Brasil, o Dia da Mentira, deu-se através de um periódico de vida efêmera " A Mentira", lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. E em 14 de Setembro de 1849, "A Mentira", saiu pela última vez, convocando todos os credores para um Acerto de Contas no dia 1º de Abril do ano seguinte, citando como referência um local inexistente.






Um Mega Domingo!!!
Bjs doces!!!

Ayesk@


2 comentários:

Piment29 disse...

É minha querida ... Existe muitas pessoas que utilizam desse artificio todo santo dia né ... Coisa feia .... Mas enfim ... Brincar um pouco no dia de hoje até que é legal, contanto que não machuque ninguém ... Bjus Apimentados ... :)

Simone butterfly disse...

Ruivinha não gosto de você...kkkkk mentirinha Primeiro de abril kkkkk