sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Primeiro Feriado Prolongado de 2012 - Carnaval 2012!!!





Primeira Sexta-Feira Mega Genial Fenomenal e Piramidal de 2012...
Com um feriado prolongado...
Para os foliões...Carnaval, muita folia!!!
Para outros...descanso, relax...
Seja de que forma vão curtir...Carpe Diem!!!
Aproveitem cada dia!









Carnaval :

Festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. 
Através dela, os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C..
É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX.
A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque, capital da Finlândia.

O carnaval do Rio de Janeiro está no Guinness Book como o maior carnaval do mundo. Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo.

A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "Carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.
Ou seja: Prazeres da Carne.

Em geral, o carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras).
Mardi gras é sinônimo de Carnaval.

Mardi Gras é uma festa carnavalesca que ocorre todo o ano em Nova Orleans, (Louisiana, Estados Unidos), sendo um dos mais famosos Carnavais do mundo. Conhecido por suas máscaras de gesso, colares de continhas e paradas com bandinhas durante todo mês antes do Carnaval. 
O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias na ruas, praças e casas da Antiga Roma, de 17 a 23 de dezembro. Todas as actividades e negócios eram suspensos neste período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que em quisessem e as restrições morais eram relaxadas. As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas (Saturnalicius princeps) e as tradicionais fitas de lã que amarravam aos pés da estátua do deus Saturno eram retiradas, como se a cidade o convidasse para participar da folia.

No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.

                                                        Salvador - Ivete Sangalo
 



                                               Rio de Janeiro - Marquês de Sapucaí



                                                                  Carnaval em Veneza


                                                    Mardi Gras - Nova Orleans



http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval


Postado por Ayesk@

3 comentários:

Sophysticada disse...

Olha no Rio sou mais os blocos!
Diversão garantida.

Bom carnaval ruivinha!
Skindô skindô

Lita disse...

Oi Ruivinha! Antes de alguma vez passar um Carnaval aqui em Portugal era refém, por assim dizer, do Carnaval de Londres, em Notting Hill, pois morava nas ruas adjacentes por onde ele desfilava! Factos curiosos deste Carnaval são o de decorrer sempre no último fim-de-semana de Agosto, ter origem na população imigrante caribenha, e de ser, a seguir ao Carnaval do Rio, o segundo maior festival de rua do mundo!

Beijinhos minha amiga... e lá uma das músicas mais populares era 'Feelin Hot Hot Hot' do Arrow, por isso que o seu Carnaval seja escaldante!

deisinha disse...

Gostei muito dessa postagem sobre o carnaval!Bjks e bom feriado♥