segunda-feira, 1 de agosto de 2011

01 de Agosto -Dia Mundial da Amamentação




AMAMENTANDO SEU BEBÊ

É longa a lista dos benefícios do aleitamento materno. Amamentar é o melhor que qualquer mãe pode fazer por si e pelo seu bebé.

O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o seu bebé necessita para ser saudável. Contém também determinados elementos que o leite artificial, em pó, não consegue incorporar, como os anticorpos e os glóbulos brancos. É um alimento vivo, irreproduzível. Aí reside a sua principal vantagem: protege o bebé, praticamente como uma vacina, de certas doenças e infecções. Por outro lado, é mais facilmente digerido. Mas a lista de vantagens não termina aqui: os bebés amamentados sofrem menos cólicas e apresentam menores probabilidades de ter gastroenterites, infecções respiratórias e alergias. O colostro - nome que se dá ao leite nos primeiros dias de vida - é extremamente rico em elementos anti-infecciosos, o que tem particular importância para o bebé que está, sobretudo nos primeiros tempos de vida, imunologicamente «virgem», logo mais vulnerável à acção das bactérias e outros micróbios.



A AMAMENTAÇÃO também traz muitos benefícios para a mãe:

Reduz o peso mais rapidamente após o parto.

Ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto.

Reduz o risco de diabetes.

Reduz o risco de câncer de mama.


COMO TORNAR A AMAMENTAÇÃOÃO MAIS TRANQüILA E PRAZEROSA




Nos primeiros meses, o bebê ainda não tem um horário para mamar. Dê o peito ao seu filho sempre que ele pedir. Com o tempo, ele vai fazendo seu horário de mamadas.

Antes de começar a dar de mamar, lave as mãos.

A melhor posição para amamentar é aquela em que você e o seu bebê se sentirem mais confortáveis. Não se apresse, deixe o bebê sentir o prazer e o conforto do contato com seu corpo.

Cada bebê tem seu próprio ritmo de mamar, o que deve ser respeitado. Deixe-o mamar até que fique satisfeito. Espere que ele esvazie bem a mama e então ofereça a outra, se ele quiser.

O leite do fim da mamada tem mais gordura e por isso mata a fome do bebê e faz com que ele ganhe mais peso.

Na primeira mama, o bebê suga com mais força porque está com mais fome e assim esvazia melhor essa mama. Por isso, sempre comece com aquela que terminou a última mamada, para que o bebê tenha a oportunidade de esvaziar bem as duas mamas, o que é importante para a mãe ter bastante leite.

Quando o bebê, após mamar, não solta o bico do peito, você pode ajudar, colocando o dedo mínimo no canto da boca, entre as gengivas, para que ele solte o mamilo sem machucá-lo.

Depois da mamada, coloque o bebê em pé, encostado no seu ombro para que ele possa arrotar.

Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração.
Cuide-se bem! É importante para você e para o seu bebê. Evite bebidas alcoólicas e cigarro. Os remédios que a mãe toma podem passar para a criança, por isso só se deve tomar medicamentos com orientação médica.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que os bebés sejam amamentados em exclusivo até aos seis meses e depois, pelo menos até aos 2 anos, como complemento. Se essa é a sua opção, resista às dificuldades e não deixe de cumprir o sonho de amamentar o seu bebé. Informe-se, esclareça dúvidas.


"Amamentação: Alimento Sagrado, Alimento do Corpo e da Alma, Alimento do Amor."
Nota: Não sou Mãe, e nesse Dia Mundial da Amamentação, faço um pedido a todas as Mamães que tem bebês em idade de serem amamentados...
E se puderem...
Amamente seu bebê... amamentar é dar-lhe alimento, o melhor alimento do Mundo!


Beijos Doces a todas as Mamães e seus bebês!



Postado por Ayesk@

6 comentários:

Ulisses Reis ® disse...

Belíssima campanha e se todos soubessem a importância para o bebe e a mãe, o mundo seria um pouquinho melhor, tenha um semana linda, beijos !!!

Deh... disse...

Adorei a campanha!!
Amamentei meu filhote até 1 ano de idade, e foi a melhor coisa que fiz, alem de aumentar a cumplicidade entre mãe-filho, traz a criança enormes beneficios, meu filho sempre foi uma criança super saudavel.
Bjsss carinhosos

Ana Casada disse...

Também adepta ao aleitamento materno.meu filho mais velho mamou até 6 meses só peito, depois que começou a conhecer outras coisas,,e hj é um rapazão lindo e saudavel..

o segundo filho, adotivo, tbem tomou leite materno por 6 meses, de um banco de leite materno da minha cidade,,,

não tem vitamina melhor...

com certeza...

bjocas

ana casada

Ayesk@ (Selene) disse...

Não sabem como fico Feliz de ler comentários nessa Postagem.
Algumas Mulheres que tem a Felicidade de serem Mães, deveriam seguir os conselhos de voces...
Infelizmente, algumas ainda se preocupam com a estética ou outras coisas....
Imaginem a frustração de uma Mãe quem querer amamentar seu bebê e não pode!
Enquanto outras tem condições e não o faz...
Obrigada pelo carinho!Beijos doces aos tres queridos do meu coração!

Ayesk@

GarotaSemFio disse...

Lindo post...
Eu tive a benção de poder amamentar 3 vezes, 3 lindos anjos que hj andam por aih vendendo saúde, morro de saudade dessa fase dos meus filhotes, se eu pudesse escolher um momento p fazer o tempo voltar,seria o da primeira mamada, p cada um..rss
Aihh que saudade!!!

Seu blog eh lindo,e tem mta qualidade.. não dá mais vontade de sair dak..

FlorDoDia disse...

Adorei seu post... tive o prazer de amamentar minhas duas riquezas... Não me esqueço das mãozinhas em meu seio em quanto mamavam... Saudades... Hoje são super saudáveis!!! Bjos linda estou por ak!!!